O fundo deste blogue é propositadamente escuro, para proporcionar um menor consumo energético.

2011-09-14

The God Delusion

Como a esmagadora maioria, a minha formação religiosa foi ditada pelo local onde nasci. Foi o catolicismo, como poderia ser o judaísmo, a cientologia, o hinduísmo, o candomblé ou o islão.
Enquanto criança, o meu imaginário sempre esteve repleto de deuses e de demónios.
O receio de pisar o risco era enorme, com a imagem do fogo do inferno a atormentar-me. Como se tal não bastasse, havia ainda o medo do escuro, das bruxas, dos mortos, das almas… As idas à missa e à catequese, as dolorosas confissões, o terço rezado à noite na penumbra da igreja, o tom dilacerante e monocórdico das ladainhas…
Todos estes factores provocavam em mim uma onda de sentimentos e emoções bem distantes do amor apregoado.

Felizmente cresci! Os meus neurónios começaram a fazer deduções lógicas e a realidade sobrepôs-se à ficção.
Agora, quando contemplo o céu, faço-o não com receio e temor, mas antes com enorme admiração, um forte sentimento de partilha com as nossas ínfimas origens, uma grande sensação de pequenez, pois habitamos um pequeno calhau errante, e uma simultânea grandiosidade, pela incrível combinação atómica que nos permite ser como somos.

Embora sem pretensões a juiz, sempre gostei de conhecer as diferentes versões, pois só assim poderei chegar a uma decisão equilibrada.

Eis um debate magnífico (mais de uma hora de duração) entre dois notáveis cientistas - Richard Dawkins e John Lennox, centrado na existência de deus e nas questões abordadas por Dawkins no seu livro The God Delusion, traduzido para português como A Desilusão de Deus.


6 comentários:

  1. Muito bem.
    António Barreira

    ResponderEliminar
  2. Uma questão que talvez(?) nunca tenha solução.
    Cedo também me libertei de Deus e como diria Sartre, "nunca mais precisei dele..."
    pessoalmente, hoje, acho muito pouco, que, os que acreditam o justifiquem "por terem fé!" Parece-me mesmo muito pouco...
    Grande tema, Paulo!

    ResponderEliminar
  3. Amigo PCoimbra
    Tive uma educação anti-religiosa...nunca fui à catequese, nem batizado, nem comunhoes e disse k n era católico qndo m perguntaram (perguntavam antes d irmos para a tropa, na PSP...e tb s perfilhávamos ideias comunistas rsrsrsrsrsr mas a isso rsp k n ahahahahaahh). Nunca entendi isso de religioes pk nunca precisei dele - deus... nunca m fez falta..nem necessitei dele. Olhando à minha volta, o k s vê?..s existe deve ser msmo mau, velhaco e dsdentado (Saramago)... mas ainda bem k n existe... para mim esse tema n tem discussão abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para ti foi muito mais simples. Eu tive que percorrer um caminho mais longo...
      Apetece-me recordar uma passagem de Seneca (4 A.C.-65 D.C.):
      “A religião é vista pelas pessoas comuns como verdadeira, pelos inteligentes como falsa, e pelos governantes como útil.”
      Um abraço
      PC

      Eliminar
  4. ...prefiro acreditar em Deus do que em Séneca, Paulo. Porque para acreditar em Séneca, teria de aceitar que Copérnico, Kepler, Galileu, Newton, Tycho Brahe, Planck, Maxwell, Compton, Lemaître, Heisenberg, Robert Boyd, Francis Bacon, Descartes, Pascal, Michael Faraday, Gregor Mendel, Kelvin, Joule, Pasteur, Leibniz e etc... eram todos burros. Por outro lado, a Séneca a ciência deve...bom...um silêncio profundo.

    Mas, mais que isso, não entendo a dedicação de alguns cientistas em desacreditarem a religião (parecem motivados por algum trauma), da mesma forma que não entendo certos religiosos que se dedicam a desacreditar a ciência (parece-me esquizofrenia).

    Um abraço
    Jorge

    ResponderEliminar
  5. Pois,pois... o bispo que vem de receber pérto de 5500 us dollars por mês porque pregava aos (saloios) para irem combater p'êla patria porque se morresem iam para o céu,e os filhos dos amigos do regime iam estudar ao estrangeiro.Estavam bem se maribamdo,e hoje vê-se o que eles estão a fazer com a patria,e com os (saloios) que escaparam.Os mesmos filhos do antigo regime continuam com a mesma ladainha, onde a dita patria chegou e o deus deles estàse bem c@*?!$!Se au menos existise.Para que tu vejas a diferença entre o deus que os povos camurças acreditam ,e os outros que estão au norte onde a crença é de do mesmo deus de 12%.Mais um padre que vem de uma antiga COLONIA reçébe por mes,fora as outras avantagens 7600 EUROS por mes pérto de 9000 dollars US.HO Boy é preciso ter um curso de marqueting de primeira classe: não achas??

    ResponderEliminar