O fundo deste blogue é propositadamente escuro, para proporcionar um menor consumo energético.

2011-11-13

Orquestra do Norte

No pretérito dia 10 tive, mais uma vez, o privilégio de assistir a uma magistral actuação da Orquestra do Norte, sob a direcção do maestro José Ferreira Lobo.

Abro aqui um parêntesis. pois a propósito do maestro José Lobo, não posso deixar de recordar quando integrei o grupo coral que actuou na festa de finalistas do Liceu Nacional de Chaves. Os ensaios decorriam à noite, no salão dos Bombeiros Voluntários de Salvação Pública, mais conhecidos pelos "bombeiros de cima", sob a orientação do José Lobo. Não me recordo de todo o repertório, mas houve duas canções que não mais esqueci: When The Saints Go Marching In e Que cantam los poetas andaluces de ahora.
O perfeccionismo que nos era exigido, em tão curto espaço de tempo, não mas o esquecerei.

Regressando ao concerto, quero referir que o auditório do Centro Cultural de Chaves, encheu-se para o evento, que tinha a particularidade adicional de estrear o concerto para flauta e orquestra do compositor flaviense José Firmino.
A flautista era a fantástica japonesa Kayoko Minamino, que teve uma actuação soberba.
Está de parabéns José Firmino, por tão belo concerto.

Seguiram-se os os magníficos tangos de João Camacho, com todo o virtuosismo da orquestra a vir ao de cima.

Finalmente, e extra programa, tivemos ainda a oportunidade de escutar as Danzas Fantásticas (Exaltación, Ensueños e Orgía), do compositor espanhol Joaquín Turina, numa perfeita escolha de José Lobo, homenageando José Firmino.

0 comentários:

Enviar um comentário