O fundo deste blogue é propositadamente escuro, para proporcionar um menor consumo energético.

2012-04-18

Cepticismo - Campanha 10:23


A COMCEPT – Comunidade Céptica Portuguesa irá organizar uma manifestação que terá lugar no Jardim do Príncipe Real, em Lisboa, no Sábado, dia 21 de Abril de 2012, às 10 horas.
A iniciativa, designada Campanha 10:23(*), pretende denunciar a ineficácia da homeopatia.

"...
A homeopatia é uma terapia alternativa, com origem no século XVIII, assente no princípio de que a cura pode ser obtida através das substâncias que causam certa doença, e que essas substâncias têm de ser diluídas sucessivas vezes, e a solução agitada vigorosamente. Os homeopatas alegam que esta solução ultradiluída adquire as propriedades opostas à de uma solução concentrada. Assim, uma substância que causasse febre, diluída homeopaticamente baixaria a temperatura do corpo. No entanto, acontece que após as diluições realizadas deixa de haver princípio activo na solução, sendo o princípio activo as moléculas que vão interagir com o nosso organismo, curando-o. Ou seja, os produtos homeopáticos não são mais do que água e açúcar, e nos reduzidos casos em que se registam melhoras trata-se de efeito Placebo. Para contornar este problema, os homeopatas, na década de 1980, passaram a alegar que a água possuía memória e por isso “recordava-se” das substâncias aí dissolvidas. Investigação científica nesta área tem refutado todos os argumentos dos homeopatas..."

In "Press release - Campanha 10:23", da COMCEPT – Comunidade Céptica Portuguesa


(*) A designação de Campanha 10:23 deriva da constante de Avogadro 6,02×1023, que nos indica o número de átomos ou moléculas por mole de determinada espécie química. 
Isto significa que não se pode diluir nada mais vezes que o número de moléculas que existem, por não haver nada mais para diluir.

0 comentários:

Enviar um comentário